[Mod II] Aula 7 – 29/05/2010, por Bárbara Oliveira

by

– Aquecimento Corporal: Alongamento. Acordar meu corpo. Movimentos começando pelos braços, dedos, cotovelos, cabeça, pescoço, passando pelos ombros, tronco, bacia e cintura. Depois joelhos, pés, dedos dos pés. Movimentos leves e suaves. Mantendo o corpo todo em movimento. Aquecendo todas as partes do corpo.  Espreguiçar, soltar o ar. Sempre com energia.

No aquecimento me senti numa dança “muito estranha” mais “gostosa”, quando começamos a movimentar todos as partes do corpo, procurei mentalizar uma melodia suave e fui mexendo o corpo seguindo esse ritmo. Estava “viajando” na minha “dança estranha” mexendo meu corpo ao máximo que podia, e Mário falava: “Não se esquecem dos cotovelos” e eu tentava encaixar os meus cotovelos nos movimentos sem perder o ritmo que estava mantendo. Foi delicioso o aquecimento. Sem seguir numa linha concreta. Corpo livre, solto e totalmente alongado e preparado para os próximos exercícios.

– Caminha pelo espaço: Caminhando pelo espaço.  Percepção do espaço. Mantendo conexão com o colega através do olhar. Energia.  Sorrindo.  Foco em eixo do corpo. Mantenha o equilíbrio do espaço. Mantenha o ritmo do grupo.

– Caminhada com substâncias: Caminhada pele espaço. Mantendo conexão com o colega através do olhar. Energia pra cima. Sorrindo sempre. – Elemento terra: Caminhada na base. Pés firmes, aterrando o chão. – Elemento água: Caminhada suave. Movimentos leves. – Elemento ar: Caminhada densa.  – Elemento fogo: Caminhada com energia. Movimentos “quentes”, rápidos, inteiros. Soltando sons. “Explodindo”.

– Caminhada/Dança com elementos: Caminhando pelo espaço. Mantendo o ritmo da música. Conectando com o colega. Equilibrando o espaço. Usando todos os elementos nos seus movimentos. Sem perder a energia. Sorrindo. Enfocando as características sugeridas por cada um desses elementos. Usando as partes do corpo para expressar as características dos elementos. Jogando com o colega. Mantendo conexão pelo olhar numa distância no espaço.  Equilibrando a energia desses elementos no seu corpo. (40% água – 47% fogo – 13% terra – Exemplo)

Usar os elementos na caminhada equilibrando e mantendo o ritmo da música foi pra mim um dos exercícios mais bacanas que fiz em todos esses anos de teatro e oficinas. Inusitado. Diferente. Eu me diverti e me entreguei até demais, eu acho. Porque na hora que Mário falava o elemento meu corpo imediatamente agia de uma forma, sem pensar, livre, eu saia fazendo os movimentos, e quando olhava para a turma eu me sentia um ET. Em alguns movimentos fechava os olhos para me entregar por inteiro, e deixar a música levar meus movimentos, mas sempre vinha o Mário e falava “Olhos sempre abertos”. Depois a sala inteira estava tomada pelos movimentos e foi muito gostoso. Muito pesado o exercício. Dava pra ver no rosto de todos, a expressão de cansaço, mais a energia não morria. E sempre sorrindo. Os elemento ar e água são bem parecidos, por serem suaves, mais no caso Mário explicou que o ar, seria mais denso. O elemento fogo era aquele de mais energia, no inicio senti dificuldade em soltar sons mais depois saiu naturalmente, eu me sentia em alguns momentos que fosse “explodir”. Quando a gente trabalha o elemento fogo e depois o elemento água ou ar, era um alívio para nosso corpo e mantinha um equilíbrio bom.

– Trabalhando os elementos no corpo: Todos sentados, um voluntário ia á frente e seguia aos comandos dos colegas: Perna direita fogo / mão esquerda ar / Cabeça fogo + cintura água.

Eu não quis arriscar. Fiquei sentadinha observando meus coleguinhas. Percebi que é bem difícil manter dois ou até três movimentos no corpo. Principalmente quando eram elementos oposto e trabalhar, por exemplo, esquerda/direita usando a mesma parte do corpo, eu ia senti dificuldade.

– Pegador com elementos: Círculo. Improvisador A ao centro. Quando B toca determinada parte do corpo de A, este deve tentar pegar B com a parte do corpo tocada, e assim sucessivamente. Todos do círculo podem tocar o corpo de A. Trabalhando a dinâmica com os elementos. Mário foi dando os comandos.

Foi muito divertido esse jogo. E brincando, nós estávamos trabalhando os elementos e movimento o corpo. Existia concentração também em manter o elemento e pegar o colega que estava no centro.

– Caminhada Inspira/Expira: Caminhando em circulo. Inspirando fechando os braços e expirando soltando os braços. Movimentos bem suaves. Depois mantendo a oposição do movimento iniciado. Trabalhando também outras partes do corpo. (cintura, tronco, ombros).

Esse exercício veio como um relaxamento. Depois de uma aula “punk”, todo mundo exausto, corpo agitado. Os movimentos junto com a respiração foram colocando tudo no lugar, diminuindo minha energia, mas não perdendo toda. Foi muito relaxante.

– Conversa em círculo: Discussão sobre a aula.

– Fechamento da aula: Música com ritmo. Trabalhando os movimentos. (Não lembro a música)

Deixe um comentário

